25/08/2012

Os diferentes tipos de Audiolivros



Olá, meus amigos ouvintes e leitores, como têm passado?

Novamente tomo esse espaço para conversar com os amigos, e retomar a conversa sobre as diferenças entre os vários tipos de audiolivros.

Anteriormente já haviamos falado sobre a diferença entre audiolivros e audiodramatizações. Hoje vamos falar sobre uma outra subdivisão dos audiolivros: Audiolivro com texto original, Audiolivro com texto condensado e Audiolivro com texto adaptado.



Audiolivro - texto original

O Audiolivro com texto original é a reprodução fiel, em formato de áudio, do texto escrito pelo autor. A caracteristica principal deste audiolivro é o fato de ele normalmente ser mais longo... Existem casos de audiolivros com mais de 10 horas de gravação, isso claro, dependendo do texto original.
Os audiolivros que foram publicados até o momento pelo Ouvindo Livros ( "A Máquina do Tempo", "Admirável Mundo Novo" e "A Menina do Vale" ) são todos deste tipo, nós respeitamos o texto original, mas isso não quer dizer que não possamos publicar audiolivros de outros tipos, como vocês saberão com mais detalhes nos próximo parágrafos.


Audiolivro - texto condensado

O Audiolivro com texto condensado é aquele que tem o texto original reduzido em seu tamanho e com adaptações que buscam tornar essa redução o mais imperceptível possivel.
Esse tipo de audiolivro é algo que divide opniões, pois muitos ouvintes preferem não gastar o mesmo tempo que seria gasto na leitura de um livro tradicional em sua experiência com o áudio. Por outro lado muitos ouvintes não se contentam com nada menos que os textos originais, em sua integra.
Em minha opinião esse tipo de audiolivro precisa de uma atenção e uma técnica extremamente apuradas para que não haja nenhuma mácula na obra original. Não chego a ser contra os audiolivros com texto condensado, mas me preocupa o fato desse tipo de audiolivro se multiplicar muito rapidamente pelo mercado editorial. 


Audiolivro - texto adaptado

O Audiolivro com texto adaptado é aquele que precisa de uma adaptação no texto original para que o formato de audiolivro obtenha sucesso. Um exemplo disso são as obras que originalmente foram escritas para serem encenadas, como as peças teatrais.
Esse tipo de audiolivro encontra paralelos até mesmo nas publicações tradicionais, pois é possivel muitas vezes encontrarmos livros que são adaptados do original para uma linguagem mais simples ou atual, para que assim alcancem um maior público.
O Ouvindo Livros esta trabalhando na adaptação de alguns textos de Willian Shakespeare para que seja possivel a publicação deles no formato de audiolivros, tenho certeza que o resultado final será magnífico.


Se vocês quiserem saber um pouco mais sobre a diferença entre os audiolivros e as audiodramatizações cliquem no link abaixo.

As diferenças entre audiolivros e audiodramatizações

Espero que com esse pequeno texto eu tenha conseguido trazer mais alguma nova informação a respeito dos audiolivros.
Fiquem a vontade para comentar o texto aqui no site, ou mesmo enviar um email.

Abraços a todos!

Flávio Avelino

2 comentários:

  1. Bacana. Gostei do site. Gosto tambem do site de audiolivros e audiobooks www.UniversidadeFalada.com.br
    Voces tem parceria com eles ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréa, tudo bem?
      Que bom que gostou do site!! Fico muito feliz com isso!!
      Quanto a Universidade Falada, não tenho parceria com eles não. Pelo que eu sei do trabalho deles, eles são uma espécie revendedor, uma grande loja, que faz um trabalho incrível, mas até onde eu sei eles não produzem audiolivros próprios.
      Já o Ouvindo Livros tem a proposta de ser um produtor/editor de audiolivros, mas quem sabe num futuro próximo poderemos fazer algum tipo de parceria... Isso seria ótimo!!

      Continue conosco!!

      Abraços!!

      Excluir